Realizada a Audiência Pública do Governo Participativo

Aconteceu na noite de ontem (28) a 3ª Audiência Pública do Governo Participativo, realizada pela Prefeitura de Patrocínio em parceria com a Câmara Municipal. Na oportunidade foi apresentada a prestação de contas do terceiro quadriênio de 2017, das receitas e despesas e da evolução e pagamento das dívidas no primeiro ano de gestão. No encontro estiveram presentes membros do Poder Executivo Municipal, Vereadores, imprensa e componentes da Sociedade Civil.

Na apresentação foi discorrido a respeito do cumprimento de todos os índices legais e constitucionais, com ênfase nos 26,4% com a educação, os gastos de mais de 95% de recursos do FUNDEB, conforme legislação aplicável, sendo 63% com os profissionais do magistério, gastos de 20,1% com saúde  e os gastos dentro do limite com pessoal. Contudo, dentre os vários destaques positivos do balanço, destaca-se a amortização de 35% das dívidas e os grandes investimentos realizados em diversas áreas. Para se ter uma ideia do que isso significa durante os anos de 2013 a 2016, em quatro anos, o Município investiu ao todo R$ 18 milhões, agora em apenas um ano de gestão, o Governo Municipal, gastou R$ 22 milhões somente em pagamentos de dívidas.

Durante sua fala o Prefeito Deiró Marra reafirmou o compromisso de organizar o município. “O mais importante foi nossa gestão séria e consciente, terminamos 2017 com uma liquidação de mais de R$ 50 milhões, considerando a redução da dívida fundada e da dívida líquida dos financiamentos do INSS e IPSEM, vocês puderam ver que a redução é fruto do nosso trabalho frente a isso, demonstrando claramente as maneira séria com que temos conduzido o nosso Município” contou o Prefeito.

Abrindo a Audiência, a vereadora Dra. Neuza Mendes, presidente da Comissão de Finanças e Tomada de Contas da Câmara, lembrou-se da grave crise atravessada pelo país e elogioi o Governo Municipal que segundo ela, com trabalho sério e o compromisso está conseguindo organizar o Município “Estamos aqui agora dando mais um passo nessa missão. Parabenizamos e agradecemos ao Prefeito Deiró Marra por facilitar esse nosso trabalho ao disponibilizar todas as informações e estar aqui pessoalmente para esclarecer as possíveis dúvidas” disse a vereadora.

O presidente das Câmara Municipal, vereador Thiago Malagoli garantiu o empenho da sua gestão em lutar pelo desenvolvimento de Patrocínio, usando todos os meios democráticos para cumprir todos os compromissos feitos. Ele também elogiou a administração séria e competente feita pelo Prefeito Deiró Marra e disse ter certeza que o trabalho vai ser ainda mais sério após a reorganização feita durante o último ano.

Atuando na administração pública há 35 anos, o consultor Adilson Aparecido de Souza, diz se sentir um principiante diante da gestão de Deiró, “o desempenho dele nas negociações de condução é algo extraordinário, eu me orgulho de ter participado dessa gestão, o grande destaque do ano de 2017 foi o pagamento da dívida, se pagou somente no ano passado, com recursos próprios, R$ 22 milhões e, além disso, foi realizada uma auditoria na dívida com o INSSe nós conseguimos demonstrar que o Município estava sendo lesado com pagamento de juros e multas além do legal e nós conseguimos reduzir mais de R$ 35 milhões, no total nós conseguimos abaixar R$ 57 milhões de R$ 164 milhões, o que representa 35% de toda a dívida” contou o consultor.