IPSEM concluiu “Prova de Vida” de aposentados e pensionistas

O Instituto de Previdência do Servidor Público Municipal de Patrocínio, concluiu a chamada “Prova de Vida” conseguindo objetivos altamente positivos com os resultados.  Segundo informações da presidente do Instituto de Previdência Neuza Ferreira, o levantamento foi realizando entre os dias 05 de junho a 28 de julho desse ano. “Conseguimos um índice de mais de 90% durante a nossa convocação que, reavaliou 494 idosos, sendo 351 aposentados e outros 143 pensionistas, que compareceram com a documentação necessária”, salientou Neuza Ferreira, adiantando que desse número apenas 06 pessoas não compareceram e estão sendo contatados diretamente por técnicos do Instituto e nenhum benefício precisou ser suspenso.

Lei

O levantamento foi feito, cumprindo a determinação da Medida Provisória (MP) 871, publicada em 18 de janeiro desse ano, editada com o objetivo de reduzir fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Institutos Previdenciários Municipais de todo o país, propondo algumas mudanças na prova de vida dos segurados. Essa comprovação é um procedimento obrigatório para evitar pagamentos indevidos. De acordo com a lei, aposentados e pensionistas acima dos 60 anos devem fazer um agendamento prévio antes da atualização cadastral. Pelas regras atuais, o beneficiário é avisado pelo banco em que recebe, para ir à agência, sem hora marcada, e fazer o recadastramento.

ASCOM/PMP/Luiz Cabral/Fotos divulgação