Outubro Rosa terá campanha para intensificar a saúde da mulher

Dentro das comemorações e atividades do “Outubro Rosa” a Administração, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação e Gerencia da Atenção Primária da pasta organizou um amplo programa de prevenção do câncer, palestras e orientações durante o mês de Outubro. Na oportunidade, será realizada uma grande Campanha em Atenção à Saúde das Mulheres: Campanha Municipal contra o Câncer do Colo do Útero.  Segundo o cronograma da campanha, entre os dias 21 a 25 de outubro, todas as Unidades de Saúde de Patrocínio estarão abertas de 13 às 17 horas, com ações de prevenção, promoção e realização do Exame Papanicolaou e, de acordo com demanda planejada (marcação) através dos agentes comunitários de saúde no horário noturno de 18:00 às 20:00 horas.

Papanicolaou

Glayce Camargo gerente da Atenção Primaria, “o papanicolaou” é um exame ginecológico, seguro, simples, no qual é feita uma coleta de células do colo do útero da mulher, através de raspagem indolor. Esse exame é capaz de detectar o câncer do colo do útero, detectar úlceras vaginais, candidíase, corrimentos além de diversas doenças sexualmente transmissíveis”. Glayce adianta ainda que, “é importante ressaltar que o câncer de útero detectado em fase inicial aumenta de maneira significativa a porcentagem de cura no tratamento da doença. A efetividade da detecção precoce associado ao tratamento em seus estágios iniciais apresenta redução de 90% das taxas de câncer invasor, com lesões malignas”, tranqüiliza a gerente.

Faixa Etária

Para o Secretário Humberto Donizete Ferreira (Bebé), “de forma especial convidamos todas as mulheres de 25 a 64 anos, considerada a faixa etária de risco para a doença, a comparecerem nas Unidades de Saúde para realização desse exame entre os dias 21 a 25 de outubro próximo”, salienta.  As orientações são para a realização antes do exame é não utilizar duchas ou medicamentos vaginais 48 horas antes ; evitar relações sexuais durante o mesmo período e  não pode ser realizado durante a menstruação. Todas as pessoas que vão se submeter ao exame deve levar documentos pessoais com Identidade, CPF e cartão SUS.Segundo dados divulgados por organismos nacionais e internacionais, com exceção do câncer de pele e de mama, o câncer do colo de útero é o 3º mais incidente entre as mulheres. Esperam-se no Brasil a cada ano, 19.260 casos novos. Por isso, o Ministério preconiza que a mulher deve ficar em dia com sua saúde, realizando anualmente seu exame com o ginecologista.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é o nome dado para uma campanha internacional para sensibilização da população para o problema do câncer de mama. Este movimento teve a sua origem nos Estados Unidos, depois do Congresso ter determinado o mês de Outubro como o mês da prevenção desta doença o que posteriormente espalhou-se pelos demais países e regiões do planeta.

ASCOM/PMP/Luiz Cabral/Fotos Ilustração