Campanha do “Setembro Amarelo” foi positiva

A Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio, também participou da campanha “Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. O trabalho foi desenvolvido pela Rede de Atenção Psicossocial que realizou varias ações, durante o mês de setembro, voltadas para a conscientização da prevenção do suicídio, tendo em vista a campanha desenvolvida em todo o país.  

Atendimento

Em todas as Unidades Básica de Saúde, foram realizadas salas de espera sobre o tema relembrando a importância de se falar no assunto, enquanto as equipes do Núcleo de Atenção à Saúde da Família trabalharam conscientizando durante os grupos terapêuticos.  Segundo a coordenação, “nos Centros de Atenção Psicossocial foram desenvolvidas oficinas com o objetivo de criar um espaço empático e terapêutico onde foi possível que os pacientes se expressassem e compreendessem a relevância da discussão do tema como um problema de saúde pública.  Nesses espaços, a escuta qualificada foi o alvo principal de discussão como um alerta para que cada um de nós possa escutar mais as pessoas, permitindo-se ser o “ouvido” que alguém precisa”, salienta. Ainda dentro da programação da campanha foram disponibilizados canais de comunicação com o objetivo de informar e orientar a população sobre os locais adequados para o atendimento de pessoas em sofrimento que precisam de ajuda.

Abraço

Para encerrar a campanha, foi realizado o evento “Abraço Solidário” no último sábado dia 28, na Praça Santa Luzia. A atividade contou com a participação de vários profissionais e pacientes, a feira de artesanato onde foi exposto o trabalho que os pacientes dos dois CAPS realizam. O ponto alto do evento foi a distribuição de abraços para todos que passassem por ali, acreditando que um abraço e um sorriso podem fazer uma enorme diferença nas vidas das pessoas. Nesse evento também foram distribuídos rosas e laços amarelos que simbolizam a vida e que promovem a importância da data.

Origem

O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte. No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem "Se você precisar, peça ajuda.". A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.

ASCOM/PMP/Luiz Cabral com informações do CAPS