PROCON alerta consumidor nas compras do “Dia da Criança”

Com a proximidade do “Dia das Crianças” que será comemorado no próximo sábado dia 12 em todo o país, o PROCON alerta os consumidores em geral para que não deixem de pesquisar antes de efetuar qualquer compra. Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas e os pais, em especial, sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.

Dicas

Na oportunidade, o PROCON de Patrocínio está divulgando em toda a cidade, várias dicas para suas compras. Entre elas, que não deixe de verificar na embalagem os itens como a faixa etária a que se destina, identificação do fabricante, instruções de uso e de montagem e a existência do selo de segurança INMETRO, que indica se o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas em vigor.

Sugestões

Sugere também que seja feita uma rigorosa pesquisa de preços, levando em conta o gosto da criança e sua faixa etária, além do que a troca de produtos sem defeito é uma opção do vendedor, portanto, analise bem o modelo, cor e tamanho e procure dar preferência aos brinquedos educativos, que estimulem a inteligência, o raciocínio, a afetividade e a socialização da criança. Não deixe de testar os produtos eletroeletrônicos e a pilha na própria loja, exigindo sempre a Nota Fiscal, além de ser direito do consumidor, a Nota Fiscal também é a segurança nos casos de possíveis defeitos do produto. O Dia das Crianças coincide com o dia de Nossa Senhora de Aparecida, que é feriado. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Universal da Criança é celebrado em 20 de novembro, em homenagem à data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, nesta mesma data em 1959.

ASCOM/PMP/Luiz Cabral com informações do PROCON/Fotos ilustração