Aberta a “Semana de Prevenção ao Câncer Bucal”

Foi aberta oficialmente na manhã dessa segunda-feira (04) na Praça Santa Luzia, a  “Semana Municipal de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal”. A abertura contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde Humberto Donizete Ferreira (Bébe), Ronaldo Elias Dias Gestor em Saúde Bucal e representantes da Unidonto de Patrocínio entre demais autoridades. A campanha acontece até a próxima sexta-feira, dia 08 com uma vasta programação.

O público-alvo da prevenção ao câncer bucal são pessoas acima de 40 anos, fumantes e que há mais de um ano não consulta o dentista. Também portadores de feridas na boca que não cicatrizaram há mais de 20 dias. Durante a semana a comunidade terá consultas dentárias disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. Nessa segunda-feira, por exemplo, uma Unidade Móvel da Uniodonto disponibilizou  profissionais para consultas e exames ao público alvo.

A campanha tem como objetivos básicos, mobilizar toda a comunidade, através da distribuição de folders explicativos, afixação de cartazes da Campanha em locais estratégicos de cada bairro a exemplo de supermercados, bares e lanchonetes. Também estão previstas palestras e apresentação de slides sobre aspectos clínicos, tratamento, prevenção do câncer bucal e distribuição de demais materiais que compõem a campanha nas Unidades Básicas de Saúde da cidade e zona rural.

ASCOM/PMP/Luiz Cabral/Fotos Divulgação