Implantada equipe de saúde na Penitenciária

O Secretário Municipal de Saúde Humberto Donizete Ferreira (Bebé), acompanhado de técnicos da pasta, fizeram uma visita oficial as dependências da Penitenciaria de Segurança Máxima “Deputado Expedito Faria Tavares, situada na rural oeste da cidade. O objetivo da visita foi conhecer as instalações médicas da instituição penal que, a partir de agora passa a contar com uma equipe multidisciplinar de médicos e auxiliares. Segundo Humberto Donizete a intensificação do atendimento médico na Penitenciária, só foi possível depois de firmada uma importante parceria entre o Governo Municipal e o Ministério da Saúde, que passa a bancar o serviço prestado aos cerca de 1.400 detentos (masculino e feminino), atualmente no complexo prisional.

Programa

Garantir o direito à saúde para todas as pessoas privadas de liberdade no Sistema Prisional é o principal objetivo da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde Prisional (Pnaisp). Além disso, a Política garante o acesso dessa população ao Sistema Único de Saúde (SUS), respeitando os preceitos dos direitos humanos e de cidadania. A unidade de saúde prisional será um ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde do SUS, qualificando a atenção básica no âmbito prisional e articulando com outros dispositivos dessa Rede no território.

Serviço

A nova prestação de serviço de saúde vai propiciar também mais segurança para a comunidade como um todo. A partir de agora o aprisionado não terá mais necessidade de ser levado a Unidade Básica de Saúde, assim como no Pronto Socorro. Qualquer mobilidade com um preso demanda uma logística de segurança que mobiliza homens e veículos para o trabalho. O encaminhamento somente será feito nos casos de urgência e emergência graves. O novo serviço de saúde já esta sendo prestado desde essa quinta-feira na Penitenciária local.

ASCOM/PMP/Luiz Cabral/Fotos divulgação