Eventos destacam a “Semana da Consciência Negra”

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo prevê eventos culturais para terça e quarta-feira, dentro das comemorações da “Semana da Consciência Negra”. Desde a semana passada esteve envolvida com um cronograma que vem cumprindo uma extensa programação. O Dia da Consciência Negra é comemorado na próxima quarta-feira, dia 20 de novembro em todo o território nacional.  A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão. A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.

Eventos

Na sexta-feira (15), foram abertas as comemorações da festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito, com barraquinha montada em frente ao Poliesportivo da Matinha. As 15 horas do mesmo dia, foi realizado o Encontro de Matrizes Africanas nas dependências do Clube União Operária(foto).  À noite, aconteceram no Bairro Matinha a entrega da Folia e Terço Cantado. No sábado a Santa Missa e levantamento do Mastro com show de viola do cerrado. Nesse domingo foi celebrada Santa Missa pela manhã e à tarde, apresentação dos Ternos, Coroação e Procissão e ainda coroação dos festeiros de 2020.

Sarau e Capoeira

Segundo Eliane Nunes, para essa terça-feira (19) será realizado um Sarau Literário “Carolina de Jesus com o tema “Consciência Negra” no Museu com exposição de arte negra. No dia 20 acontece o 3º Encontro de Capoeira com os integrantes do Programa Arte Viva da Secretaria, a partir das 19 horas no Poliesportivo do Catiguá Tênis Clube. “Na oportunidade, estamos abordando questões como o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras, dentre outros”, salientou Eliane Nunes.

ASCOM/PMP/Luiz Cabral/Fotos Divulgação