Vacinação contra Influenza será realizada a domícilio

Teve início hoje (23), a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Dividida em três etapas, nesse primeiro momento terá como público-alvo os idosos acima de 60 anos e os profissionais de saúde, e para evitar aglomerações nas unidades a partir da próxima segunda-feira (30), as doses serão realizadas a domicilio. 

Segundo explica o Secretário Municipal de Saúde, Vilson Pinheiro, nesse ano houve um aumento significativo da procura. “Diferente dos anos anteriores, esse ano fomos surpreendidos pela grande demanda por vacinas, principalmente para o público idoso, tanto que foram esgotadas a primeira remessa. A próxima chegará ainda essa semana, e então iniciaremos a partir do dia 30, a vacinação domiciliar para proteger os idosos que são grupo de risco para o contágio do Coronavírus”, afirmou. 

Os agentes comunitários de saúde já estão fazendo o levantamento dos idosos referenciados na rede, que serão divididos entre as 16 salas de vacinação do município, inclusive aqueles que residem na área rural. A Prefeitura disponibilizará veículos para o deslocamento dessas equipes. 

Vilson enfatizou que a partir de agora os idosos devem esperar pela vacinação em sua casa. “Pedimos aos idosos que ainda não receberam a vacina que aguardem a equipe em sua casa, que faremos um planejamento para atendê-los o mais rápido possível” ressaltou o Secretário que ainda está analisando como serão as próximas etapas que abrangem novos públicos. 

Ainda estão previstas, segundo o Ministério da Saúde, a vacinação de doentes crônicos, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento a partir do dia 16 de abril, e crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e pessoas com deficiência a partir de 9 de maio. 

ASCOM/PMP