Nova Lei irá conceder auxílio financeiro ao setor cultural

Sancionada na última segunda-feira (29) a Lei de Emergência Cultural nº 14.017/2020, batizada de Lei Aldir Blanc, instituiu um auxílio de 3 bilhões de reais aos entes da união para o setor cultural.

Entre outras coisas, a nova Lei dispõe de ações emergenciais de auxílio financeiro destinadas ao setor cultural e inclui auxílio emergencial para os profissionais do setor que tiveram suas atividades paralisadas pela pandemia da covid-19, assim como subsídios para espaços artísticos e culturais.

Desde o início de 2017 o Governo Municipal, tem se empenhado em manter um diálogo próximo e direto com os artistas , grupos artísticos, culturais e de culturas populares de Patrocínio, fornecendo todo o apoio necessário para o desenvolvimento de suas ações.

Neste tempo de pandemia, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Patrocínio, junto com outros setores da Prefeitura Municipal de Patrocínio, com base nos dados disponíveis, já fazem a análise do panorama cultural local, com a finalidade de criar mecanismos para que os profissionais da área cultural, aptos para receber o benefício, sejam contemplados quando a lei Aldir Blanc for implementada.

A expectativa é de que os benefícios da nova Lei ainda devem demorar pelo menos mais um mês para serem disponibilizados, sendo o valor repassado para os estados e municípios que ficarão responsáveis pelo pagamento.

No momento em que a etapa de análise estiver concluída, as resoluções serão divulgadas amplamente nos dispositivos de imprensa da cidade, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Prefeitura.