Campanha de Vacinação contra o Sarampo vai até o dia 31 de agosto

Prorrogada até o dia 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, segue acontecendo em todas as 16 salas de vacina de Patrocínio. Devem se vacinar pessoas entre 20 e 49 anos, independentemente da situação vacinal, ou seja, mesmo que a pessoa já tenha o cartão de vacina atualizado constando registro de vacina contra o sarampo, aquelas pertencem à faixa etária contemplada precisam se vacinar. Desde o início de 2020, foram confirmados 21 casos de sarampo em Minas Gerais.

Diante do cenário da pandemia da Covid-19, certos cuidados são necessários no momento da vacinação como usar máscara de proteção e manter dois metros de distância nas filas, entre uma pessoa e outra.

O Sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. A doença começa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo), sintomas respiratórios e oculares. As complicações frequentemente acometem crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções (ou aerossóis) presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração. Na presença de pessoas não imunizadas ou que nunca apresentaram sarampo, a doença pode se manter em níveis endêmicos, produzindo epidemias recorrentes.