Novos Semáforos vão entrar em operação

O sistema de trânsito urbano de Patrocínio vem sendo adequado desde 2017, objetivando permitir uma circulação segura, com fluidez e que promova a qualidade de vida de todos os seus usuários.  Com esse intuito a Secretaria Municipal de Segurança Pública,  Trânsito e Transportes (SESTRAN) vem trabalhando de forma efetiva em ações de melhorias na sinalização horizontal, vertical e semafórica, promovendo alterações no sentido de circulação, sistema binário, implantação de mini-rótulas, regulamentação do estacionamento rotativo e desenvolvimento de campanhas educacionais, entre outras medidas buscando melhorias no trânsito de uma forma geral.

Novos Semáforos

Nos últimos dias engenheiros, técnicos e agentes de trânsito têm empenhado o trabalho para a colocação em funcionamento de 11 novos semáforos em alguns pontos da cidade. O maior número fica concentrado na Avenida João Alves do Nascimento em cinco cruzamentos. Ruas Otávio de Brito na região Hospitalar; Rio Branco; Marechal Floriano e Elmiro Alves do Nascimento, todas com alto fluxo de trânsito da zona leste para o centro e vice-versa.  A Avenida José Amando de Queiroz vai receber dois novos equipamentos, além de outro no cruzamento das avenidas Faria Pereira e João Alves do Nascimento, a rotatória de maior fluxo de veículo nos horários de pico, manhã, almoço e final do expediente. A expectativa é de que os novos semáforos possam entrar em funcionamento experimental a partir de outubro próximo.

Readequação

As informações são do engenheiro de tráfego Paulo Humberto Alves, salientando que os semáforos das Avenidas Rui Barbosa e José Maria de Alkimim passaram por uma readequação nos dois estágios de tempo, garantindo uma maior fluidez no tráfego, sem colocar em risco pedestre e os próprios motoristas, mantendo uma velocidade moderada dentro da área urbana. “Técnicos da empresa VSE Serviços Elétricos de Araxá, continuam fazendo a ligação elétrica dos novos equipamentos, programação e dotando os cruzamentos com rampas de acesso e instalando placas de sinalização e educativas”, adiantou Paulo Humberto.  Segundo dados do IBGE a cidade mantém hoje uma frota emplacada de aproximadamente 60 mil veículos com crescimento de 61,8% pela amostragem de 2018.

Campanha de Trânsito

O titular da SESTRAN Alcides Dornelas lembra que a Campanha Nacional de Trânsito 2019, com tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida” será aberta oficialmente na próxima quarta-feira, dia 18, às 08h30 durante cerimônia no Paço Municipal. Realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da SESTRAN, a campanha tem o apoio das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, clubes de serviços, ACIP/CDL, secretarias de Educação, Cultura, Esportes, Conselho de Segurança e Ferrovia Centro Atlântica (VLI), entre outros. Estão previstas blitz educativas, apresentações teatrais, simulação de acidentes e passeio ciclístico que serão realizados entre 18 a 29 de setembro.

ASCOM/PMP/Luiz Cabral/Fotos ilustração