Primavera de Museus será aberta na próxima semana

Numa iniciativa do Governo Federal, através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Administração Municipal, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, abre a oficialmente na próxima segunda-feira, dia 23, a 13ª Primavera de Museus, que será concluída no domingo dia 29 de setembro.  Com uma ampla programação a ser cumprida durante a semana, o evento tem como tema  “Museus por dentro, por dentro dos museus”.

Objetivos

A programação proposta tem como objetivos explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos aos quais as coleções são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação da comunidade como um todo.  A cada ano, o Ibram lança um tema para estimular o debate acerca do assunto e inspirar as instituições participantes na programação de seus eventos que podem ser seminários, exposições, oficinas, visitas mediadas, exibições de filmes, palestras, entre outras atividades.

Programação

Segundo a Secretária de Cultura Eliane Nunes, “nessa edição, museus de todo o país oferecem ao público atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais!”. Eliane adianta ainda que, “Para fomentar a divulgação dos museus no âmbito da Primavera, o Ibram preparou diversos materiais virtuais e dicas de como usá-los, o que já estamos promovendo na cidade”, salientou.  Ela informa também que o Museu “Professor Hugo Machado da Silveira”, ainda continua interditado por determinação do Corpo de Bombeiros, “mas estamos trabalhando com instituições em Belo Horizonte, buscando a viabilização da abertura com segurança ao público já na próxima semana”, declara.

Concurso

A Secretaria Municipal de Cultura está desenvolvendo o Concurso de Fotografia “O Museu e Eu”, onde os interessados em participar devem tirar uma self tendo o Museu Municipal ao fundo e escrevendo uma frase sobre sua relação com a instituição. A foto e frase devem ser enviadas para a hashtag #museuselfcultura até o sábado, dia 28 de setembro. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (34) 3831-1812.

ASCOM/PMP/Luiz Cabral/Fotos Divulgação