Saúde orienta sobre o uso de máscaras dentro de veículos

Desde ontem (13) e enquanto durar o Estado de Calamidade Pública pelo surto de COVID-19, a utilização de máscaras caseiras ou industriais cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto é obrigatória em Patrocínio.

A medida atende às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), e sua utilização, associada a medidas de higiene e a orientação de isolamento social, tem objetivo de reduzir os índices de contaminação entre a população.

Os cuidados devem ser mantidos inclusive ao dirigir, e o Infectologista da Rede Municipal de Saúde, Dr. Leandro César da Silva, explica um pouco como as pessoas devem agir enquanto durar a pandemia.

O uso do carro é preferencial frente ao uso do transporte coletivo. Entretanto, a presença de duas ou mais pessoas em um mesmo ambiente fechado, aumenta o risco de transmissão de COVID19. Se necessário sair com mais pessoas, mantenha sempre vidros abertos e OBRIGATORIAMENTE utilize máscara.

A higienização com solução de álcool 70% ou gel frequente deverá ser feita na parte interna do veículo: maçanetas, volante e câmbio de marcha são os locais mais críticos. Sempre tenha cuidado ao tocar no exterior do veículo.

Tente evitar sair desnecessariamente: lembre-se ao sair de carro você terá que passar por áreas comuns, como portarias e portas. Antes de entrar no carro coloque a máscara e só a retire ao retornar em casa (colocar a máscara até o carro, retirar a mesma ao entrar, recolocar ao sair, e repetir o ciclo na volta só aumenta a quantidade de vezes em que a contaminação das mãos pode ocorrer).  Sempre leve na bolsa um kit de máscara reserva e álcool em gel para higienização frequente das mãos.