Projeto de instalação de usina de triagem mecanizada de resíduos sólidos urbanos em Patrocínio é selecionado em programa do Ministério do Meio Ambiente

O projeto do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (Cispar) que prevê a instalação de uma usina de triagem mecanizada de resíduos sólidos urbanos em Patrocínio, foi um dos selecionados pelo programa Lixão Zero, do Ministério do Meio Ambiente, para receber recursos oriundos de acordos de multa ambiental firmados entre Vale S/A e Ibama.

O terreno que receberá a nova usina foi repassado pelo Governo Municipal por forma de concessão para o Cispar por meio da Lei nº 5276 de 11 de junho de 2021. Ao todo 6 municípios participantes do Consórcio serão atendidos pela usina, que permitirá a separação de materiais recicláveis, valorização dos resíduos orgânicos e geração de combustível derivado de resíduos, que substituem combustíveis fósseis.