Governo Municipal apóia a Campanha Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, marcada pelo dia 10 de setembro, como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A ideia é promover escuta qualificada e eventos que abram espaço para diálogos sobre a prevenção do suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de falar sobre o assunto.

O Governo Municipal, por meio do RAPS - Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, está preparando uma programação de escuta qualificada, roda de conversa, palestras e atividades ofertadas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS AD III e CAPS II), Unidades Básicas de Saúde e  UHSM da Santa Casa de Patrocínio durante todo mês, bem como disponibilizando em todas as unidades de saúde profissionais para realizar a escuta e ofertar o cuidado, ampliando ao seu núcleo familiar, para que o paciente e a família se sintam acolhidos e compreendidos.

Além das atividades oferecidas aos pacientes nas unidades de atendimentos, todos os profissionais das unidades terão durante esse mês, através do Projeto Tutoria Psiquiátrica, o treinamento sobre a forma de escuta: para saber ouvir, saber agir, para saber proteger, assim criando atividades de apoio e cuidado.

ASCOM/PMP