11º Conferência Municipal de Saúde é realizada com sucesso

Na última quinta-feira (02), a comunidade patrocinense se reuniu de forma virtual para acompanhar a 11º Conferência Municipal de Saúde, evento realizado pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

Conselheiros e servidores da Secretaria de Municipal de Saúde participaram de forma presencial para intermediar as discussões, bem como  as palestras realizadas.

Na abertura, o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Eduardo Salomão, representou o Prefeito Deiró Marra, destacando as ações realizadas pelo município para combate a pandemia, bem como as ações pioneiras que hoje norteiam os trabalhos já se preparando para o pós-pandemia.

O objetivo do encontro foi o de analisar a situação da política pública de saúde do município. O tema central “Desafios em Saúde Durante e Pós Pandemia” foi abordado pelo infectologista Dr. Gustavo Camargo Lopes.

Também foi discutida a importância do Conselho Municipal de Saúde, do Controle Social e o fortalecimento das Rede de Atenção a Saúde de Patrocínio, temas abordados pela Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde Laira Carolina Arvelos, pela Coordenadora da Atenção à Saúde Fabiana Bustamante e por Augusto  Augusto César Guimarães de Moura, Superintendente da Santa Casa de Patrocínio, representando os conselheiros.

Após a explanação e debate das respostas dos formulários da Pré-Conferência, o Conselho Municipal de Saúde analisou as demandas levantadas e definiu como propostas da Conferência as seguintes metas:

• Ampliação do horário de atendimento da população da área rural dentro do eixo da saúde;
  • Estudo e viabilização de um Portal de Transparência da Saúde onde o usuário possa acompanhar o andamento das marcações de cirurgia, exames e outras especialidades;
  • Capacitação dos profissionais de forma massiva para o atendimento humanizado e criação de uma semana ou dias com ações específicas de valorização dos profissionais de saúde.