Governo Municipal intensifica ações de combate à dengue

Na manhã desta terça-feira (18), o secretário municipal de Saúde, Luiz Eduardo Salomão, acompanhado da coordenadora da Atenção à Saúde, Fabiana Bustamante, da coordenadora da Atenção Primária, Daniela Chagas e do enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Gilberto Martins Junior, concedeu uma entrevista coletiva para apresentar as ações de combate à dengue adotadas pelo Governo Municipal em Patrocínio.

Entre as ações apresentadas, destaca-se a aplicação do Ultra Baixo Volume (UBV), mais conhecido como fumacê, que entrará em seu 5º ciclo de aplicação na próxima semana, mais uma vez percorrendo todos os bairros de Patrocínio. Medida que tem sido fundamental no controle da proliferação do mosquito transmissor da dengue.

A intensificação as visitas domiciliares realizadas pelos agentes de combate às endemias, com o objetivo de orientar a população sobre as medidas preventivas contra a dengue e identificar possíveis criadouros do mosquito, contando para isso com o apoio dos agentes comunitários de saúde, que colaboram com a identificação de locais propícios à proliferação do mosquito. Desde janeiro, já foram realizadas quase 40 mil visitas em residências de diversas regiões da cidade.

Além disso, a equipe da Vigilância Epidemiológica também realiza o monitoramento periódico de pontos estratégicos, onde há grande probabilidade de formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Outra medida adotada pelo Governo Municipal foi a instalação de um centro de hidratação no CEAE, antigo Centro Viva Vida. Destinado ao atendimento exclusivo de pacientes com suspeita de dengue encaminhados pelo Pronto Socorro Municipal após a triagem. "Nós identificamos neste último final de semana a demanda crescente através dos números da nossa vigilância epidemiológica do Município, e em conversa com o nosso Prefeito, nós entendemos que era o momento de absorver a alta demanda dos positivados para dengue no nosso Pronto Socorro, e definimos abrir este Centro de Hidratação para melhor acolher e dar mais agilidade no atendimento da nossa população" explicou Luiz Eduardo Salomão, que contou ainda que somente no primeiro dia de atendimento, foram atendidos 60 pacientes no centro, que conta com enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos, e funcionará de 17h às 22h em dias de semana e de 10h às 22h nos finais de semana.

Também, com o objetivo de evitar a sobrecarga no Pronto Socorro Municipal durante os feriados de 21 de abril (sexta-feira) e 1º de maio (segunda-feira), as UBS dos bairros Morada Nova, Enéas Ferreira de Aguiar, Jardim Sul, Santa Terezinha, Santo Antônio, Serra Negra e Boa Esperança funcionarão em seus horários normais, das 7h às 17h. Desta forma, a população terá acesso aos serviços médicos necessários, sem precisar se deslocar para o Pronto Socorro Municipal.

O secretário municipal de Saúde destacou ainda que a participação da população é fundamental para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti “Temos que ter a conscientização e a ajuda da nossa população, porque o poder público sozinho não consegue chegar ao nosso objetivo em comum que é passar por este momento difícil o mais rápido possível. Pedimos todos que cuidem sempre do seu quintal e da sua residência, para que possamos então, junto com as ações desenvolvidas pelo poder público na prevenção, conseguir atingir este objetivo” solicitou Luiz Eduardo Salomão, ressaltando a importância de evitar o acúmulo de água em recipientes e objetos que possam servir como criadouros.