Conferência Municipal discute direitos das pessoas idosas

Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Patrocínio/MG reuniu dezenas de representantes do poder público e da sociedade civil, na Câmara Municipal. O encontro aconteceu na quinta-feira, 21/03, e foi promovido pela Prefeitura em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI.

Baseado na temática dessa edição, o ato visa propiciar a reflexão, discussão e avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas, dos espaços de participação e da forma como vem sendo realizada a gestão da política de garantia dos direitos dos idosos.

Dilson José de Oliveira – Coordenador Especial de Políticas para o Idoso no Estado de Minas Gerais, Presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa no Estado de Minas Gerais, foi quem ministrou a palestra-título do evento para suprir os participantes com mais conhecimento nos debates dos trabalhos dos quatro eixos temáticos: I - Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas; II – Educação: Assegurando direitos e emancipação humana; III - Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; e IV - Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Após a plenária das propostas apresentadas, foram eleitos cinco delegados dentre o poder público e a sociedade civil que vão representar o município na 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Este encontro está previsto para acontecer em setembro deste ano, em Belo Horizonte.

Delegados:

Sociedade Civil: