Audiência Pública debate construção de calçadão na Praça Santa Luzia

Aconteceu durante toda a manhã de hoje (12) no plenário da Câmara Municipal de Patrocínio, a Audiência Pública sobre a construção do calçadão na Praça Santa Luzia. Na audiência, foi apresentado o projeto de ampliação do local, que foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo, além de abrir espaço para um debate entre todos os segmentos da sociedade civil sobre as questões relacionadas ao tema.

O projeto, de autoria do verador Roberto Margari, e criado pelo secretário municipal de Urbanismo, Diogo Mendes Gonçalves, propõe a desafetação das duas pistas da Avenida Rui Barbosa entre as ruas Elmiro Alves e Coronel João Cândido e a expansão do calçadão. Segundo o secretário, o conceito é chamado “Oração ao tempo” e foi criado em respeito ao Plano Diretor de 1972, que foi quando foi definido que as calçadas da Avenida Rui Barbosa tivessem o conhecido padrão de ondas.  A ideia, segundo Diogo, é mostrar a formação da onda desde o Banco Itaú até quando o calçadão se encontrar com a Rui Barbosa, com a onda já formada, mostrando todo o movimento de construção dessa onda. “Essa ação nada mais é do que uma gentileza urbana, cedendo um espaço que já é publico, mas que atualmente é destinado aos veículos, e entregando  às pessoas, porque  a cidade não foi feita para carros, e sim para pedestres” disse o secretário, que ainda afirmou que os benefícios que o calçadão trará à cidade vão muito além da beleza arquitetônica “ É uma área muito frequentada, mas existe uma carência de banheiros e de espaços de recreação e o que eu acho mais importante que é a regularização dos trailers, que hoje esta em conflito com a vigilância sanitária, com os sistemas de abastecimento e com a coleta do lixo, nós vamos regularizar a situação, dando mais conforto para o micro empreendedor e para o consumidor” finalizou.

Na abertura da audiência, além do secretário de Urbanismo, fizeram o uso da palavra, o presidente da Câmara Municipal de Patrocínio, Thiago Malagoli, a arquiteta e servidora da Secretaria de Urbanismo, Shirley Oliveira Brandão e a secretária municipal de Cultura, Eliane Nunes. Em seguida, foi aberta a palavra aos presentes que usaram do parlatório para expor suas dúvidas e dar sugestões. O primeiro a usar a palavra, foi o presidente do Sindcomércio, Wander Júnior de Carvalho, em seguida Cézar dos Reis, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Patrocínio fez sua exposição, na sequencia foram ao parlatório mais 19 pessoas; Dione Batista da Silva, Ana Lúcia das Dores, Mônica Othero Nunes, João Batista Dias, Bianca Maria Terezinha, José Araújo Pereira Neto, Wagner Guimarães Campos, José Dias Caldeira, Claudinei Reis da Silva, Elber Sidney Martins, Sgt Anderson Rodrigues de Souza, Eduardo Elias de Almeida, Newton Veloso, Célio Martins Coelho, Patrícia Antunes dos Reis, Maria Cristina dos Santos e Rafael Soares. Ao final foram respondidas todas as perguntas feitas por forma escrita pelas pessoas que estavam presentes no Plenário