Nos dias 17 e 18 de outubro, Patos de Minas recebeu o Simpósio Regional do Programa Justiça na Escola, no Centro de Convenções do UNIPAM (Centro Universitário de Patos de Minas), reunindo autoridades e profissionais da educação, saúde e desenvolvimento social de 23 cidades das regionais de Patrocínio e Patos de Minas, totalizando nos dois dias de evento mais de mil pessoas. A abertura superlotou o auditório do Centro de Convenções do UNIPAM, com participantes das comunidades educacionais, principalmente professores das redes municipal, privada e estadual, bem como profissionais técnicos que atuam em secretarias municipais de educação, de saúde e de serviço social.

O Simpósio foi concebido após iniciativa do Juiz de Direito Dr. Vinícius de Ávila Leite, titular da 1ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Patos de Minas, que, após visualizar os impactos causados pelo Programa em Patrocínio, convidou o Juiz de Direito Dr. Serlon Silva Santos para levar o Justiça na Escola à Patos de Minas. Nessa missão, o Juiz de Direito Vinícius de Ávila contou com o apoio da Juíza de Direito titular da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Patos de Minas, Solange Reimberg, que incentivou a comunidade e buscou parcerias para viabilizar o Simpósio.

Na palestra de abertura do evento, Dr. Serlon Silva Santos apresentou o Programa Justiça na Escola com enfoque nos desafios atuais da educação, explicando sobre as normas que regem o Programa com exposição do Projeto de Lei que visa instituir o Programa na legislação municipal e a implantação do Núcleo de Apoio às Escolas formado por servidores do município, pedagogos, assistentes sociais e psicólogos, que trazem soluções às escolas onde existem conflitos envolvendo os alunos, além de auxiliar na execução das demais ações do Programa.

Segundo o Dr. Serlon Santos, com tais objetivos e com a ajuda dos núcleos, o Programa Justiça na Escola já conseguiu grande redução dos índices de indisciplina e o incremento do índice de participação dos pais na vida escolar dos filhos, principalmente na comunidade de Patrocínio e em cidades vizinhas. “Ao longo destes anos, tivemos uma transformação na realidade escolar de Patrocínio, com diversas ações na vida dos alunos e dos pais, que deve ser expandida para outras comarcas mineiras, para mudar a realidade escolar de outros estudantes”, defende o Juiz de Direito Serlon Santos.

O magistrado ainda chama a atenção para a implantação do “Música na Escola”, que integra o Programa Justiça na Escola e incentiva o envolvimento dos estudantes com a música em geral, desde que se mantenham com um bom desempenho durante as aulas e demais atividades escolares. O Programa Justiça na Escola ainda inclui treinamentos para professores sobre legislação, palestras para os pais sobre responsabilidade na educação dos filhos e várias palestras para alunos que abordam princípios e valores.

Na segunda-feira, primeiro dia do evento ainda foram realizadas as palestras “Segurança nas Escolas”, proferida pelo procurador da República, Guilherme Schelb; “Transtornos e dificuldades de aprendizagem, como identificá-los em um contexto escolar, considerando aspectos sociais, afetivos e cognitivos (TEA, DI e TADH)”, da psicopedagoga Priscila Gadêlha; e “Violências contra crianças e adolescentes: conceitos, leis, sinais e sintomas e o papel da educação na garantia dos direitos”, proferida por Washington de Sá, presidente da Rede Internacional Infância Protegida.

Já na terça-feira (18/10), além da continuidade da palestra realizada por Washington de Sá, o evento apresentou as palestras “Depressão e Automutilação Infantojuvenil: causas e intervenção”, proferida pelo psicólogo Mizael Silva; e “Desafios da Educação na atualidade: reflexões e ressignificações”, da psicopedagoga Noemi Lemes.

O Programa Justiça na Escola, idealizado pelo Juiz de Direito Serlon Santos, titular da Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Patrocínio/MG, busca ampliar o debate com os pais, professores e sociedade em geral, sobre responsabilidades na educação dos filhos, crianças e adolescente, apresentando várias palestras que abordam princípios e valores, principalmente na família e na comunidade escolar, contextos em que o aluno inicia sua formação como cidadão, além de incentivar atitudes dos estudantes em prol da coletividade. Desde sua criação, em 2014, o Programa Justiça na Escola já impactou positivamente na vida de mais de 30 mil alunos e 50 mil pais, contribuindo para a melhoria de diversos fatores, incluindo o desempenho escolar.

.:Justiça na Escola - Avenida João Alves do Nascimento, - CEP 38740000 Patrocínio/MG - Telefones: (34)3831  copyright © 2020 - Justiça na Escola
.