Educadores, pais, estudantes e lideranças irão conhecer o Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão Escolar e a Violência Escolar – PROCEVE

O Poder Judiciário, através da Vara Criminal e da Infância e Juventude de Patrocínio, realiza nos próximos dias 29 e 30 de março mais uma série de palestras e debates do Programa Justiça na Escola. De acordo com o idealizador do programa, Juiz de Direito Serlon Silva Santos, o objetivo é tratar de temas como combate às drogas, bullying, violência, evasão escolar, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e cidadania, com a participação de juízes, promotores, educadores, técnicos em psicologia, serviço social, alunos e pais. “Pretendemos envolver toda a sociedade civil e pública nas ações de construção de um futuro melhor e mais digno para nossas crianças e adolescentes e, consequentemente, uma sociedade mais humana e mais fraterna”, enfatizou Dr. Serlon.

O Programa visa apoiar as unidades escolares, as comunidades e as instâncias judiciárias para que discutam formas de ampliação de espaços democráticos de diálogo, de aprendizagem e de resolução de conflitos, atuando em parceria com jovens/alunos, famílias, instituições e organizações governamentais e não-governamentais de maneira a criar uma rede de apoio, gerando as condições necessárias para que as instituições e seus integrantes sejam efetivamente produtores de ações de cultura de paz.

Nesta etapa, o Justiça na Escola irá apresentar à comunidade o Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão Escolar e a Violência Escolar (PROCEVE), capitaneado pelo Promotor da 27ª Vara da Infância e da Juventude de Campo Grande (MS), Sérgio Harfouche. O PROCEVE busca resgatar a autoridade dos diretores e professores, a preservação do patrimônio público e o respeito às instituições, além de promover o acompanhamento das famílias para ter com elas uma abertura, no sentido de serem parceiras nas ações propostas para melhorar a qualidade no ensino. Os encontros terão a participação do promotor Sérgio Harfouche, 27º Promotor de Justiça (Infância e Juventude) de Campo Grande, idealizador do projeto.

PROGRAMAÇÃO

No dia 29 (terça-feira), será realizada uma Audiência Pública no Rotary Brumado dos Pavões, às 19h, com a presença dos pais da rede estadual de ensino.

No dia 30 (quarta-feira), as atividades começam às 9h30, na Câmara Municipal, com a presença de lideranças políticas e sociais empenhados em promover mudanças transformadoras por meio de políticas públicas de qualidade e gestões eficientes no quer tange a educação e formação dos jovens e adolescentes.

No início da tarde, às 13h30, será a vez dos professores de toda a rede de ensino de Patrocínio reunirem-se com o Promotor Sérgio Harfouche,, no Rotary Brumado dos Pavões.

Encerrando mais uma etapa do ‘Justiça na Escola’, às 19h, os pais da rede estadual e municipal estão convidados a participarem de mais uma Audiência Pública no salão do Rotary Brumado dos Pavões.

O prefeito Dr. Lucas Campos de Siqueira enalteceu a iniciativa e garantiu total apoio e participação do Poder Executivo Municipal para que o ambiente escolar seja propício a formação de bons cidadãos. “Este é um importante momento onde iremos repensar e aprimorar formas de realizar as práticas de formação, inserção e reinserção social, buscando respostas para questões sobre os conflitos, as violências e os atos infracionais envolvendo crianças e adolescentes”, disse Dr. Lucas.

.:Justiça na Escola - Avenida João Alves do Nascimento, - CEP 38740000 Patrocínio/MG - Telefones: (34)3831  copyright © 2020 - Justiça na Escola
.