Iniciada a Coleta Seletiva de lixo reciclável em Patrocínio
Teve início na manhã de hoje (30) a Coleta Seletiva de lixo reciclável em Patrocínio. A partir de agora o caminhão adaptado para o serviço passará a cada dia da semana em locais pré-definidos recolhendo papel, plástico, vidro e metal, que serão separados no galpão da Cooperativa de Desenvolvimento, Trabalho e Assistência Social dos Bairros Congonhas, Amir Amaral e Cruzeiro da Serra (Coopercac).
O primeiro local atendido, seguindo o cronograma semanal definido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi a Avenida Faria Pereira, que receberá o serviço todas as segundas-feiras. Nas terças-feiras a coleta será realizada na Avenida Rui Barbosa, nas quartas-feiras nos bairros Cidade Jardim, São Lucas e Constantino e nas sextas-feiras em todos os prédios públicos municipais.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Caio Veloso o serviço, além de vir ao encontro da política de melhoria da sustentabilidade adotada pelo Governo Municipal, também irá gerar benefícios àquelas pessoas que atuam no ramo de reciclagem "Nós temos essa parceria com a Coopercac, e todo esse lixo recolhido pela Prefeitura vai ser destinado ao barracão deles onde ele será devidamente separado, o que irá gerar empregos e tirar as pessoas do lixão” explicou o secretário, que disse também como funcionará a coleta nesse primeiro momento “o que estamos fazendo agora nesse início é um trabalho de conscientização para que a população abrace esse nosso projeto, estamos começando esse projeto piloto pelas avenidas principais da cidade e estamos solicitando e explicando aos comerciantes desses locais como separar esses materiais” contou.
Na última sexta-feira (27) servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente percorreram as Avenidas Rui Barbosa e Faria Pereira distribuindo sacos de lixo específicos para a Coleta Seletiva e folhetos explicativos, e conversando com os comerciantes dos locais sobre o tema.
De acordo com a fiscal ambiental da Secretaria, Letícia Martins o trabalho de conversar pessoalmente com a população é essencial nesse início “Nosso objetivo é conscientizar e orientar a população primeiramente do que é material reciclável e como fazer a separação correta desse material, que deverá ser colocado todo junto num mesmo saco plástico, que será separado depois no galpão da triagem” explicou.