Vacinação contra paralisia infantil acontece a partir de segunda-feira
A partir dessa segunda-feira, dia 6 de agosto, crianças com idade entre 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser levadas pelos pais ou responsáveis a uma das 16 salas de vacinação das unidades de saúde do município, no horário de 8h às 11 e 13h às 16h30, para receberem uma dose da vacina contra a poliomielite e o sarampo, independente da situação vacinal prévia.
Durante toda a semana as equipes de saúde do município acompanhadas do “Zé Gotinha” e da “Maria Gotinha” visitaram todas as escolas e centros de educação infantil da cidade chamando à atenção para a importância da imunização.
Duração
A campanha vai até o dia 31 de agosto. No dia 18 de agosto, acontecerá o Dia D de mobilização, em todas as salas de vacinação das Unidades de Saúde da cidade, entre 08 às 17 horas. Para o dia D, a Secretaria Municipal de Saúde firmou uma parceria com os três Rotary’s da cidade, e estão sendo preparadas várias surpresas para as crianças que comparecerem às unidades.
Sem Registro de Casos
O Secretário Municipal de Saúde Humberto Donizete Ferreira - Bebé esclarece que em Patrocínio, não foi registrado nenhum caso de sarampo. “Porém o vírus da doença foi novamente reintroduzido no país com a chegada em massa de venezuelanos que tem entrado no Brasil a partir do Estado de Roraima, onde vários casos já foram registrados, inclusive com óbitos, além de outros casos nos Estados do Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro e por isso estamos em alerta”, salientou.
Quem deve ser vacinado?
Crianças com idade entre 12 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar as vacinas. As que já foram imunizadas precisam fazer o reforço com a vacina tríplice viral e a gotinha contra a pólio. Na população de 5 a 29 anos que não são vacinadas serão ministradas duas doses da vacina contra sarampo, com intervalo de trinta dias. Em adultos de 30 a 49 anos, apenas uma dose dessa vacina será aplicada.
Transmissão
O sarampo é uma doença causada por um vírus e pode levar a morte se não tratada. Os sintomas iniciais são febre, tosse, irritação ocular, corrimento no nariz, manchas vermelhas na pele, podendo causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. A transmissão ocorre pelo ar, através da tosse, espirro, fala ou respiração. A única forma de prevenção é a vacina. Já a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.
ASCOM/PMP – União e Trabalho