Educação Municipal promove formação sobre Avaliação no Ensino Fundamental

Na noite de quinta (02) aconteceu no Plenário da Câmara Municipal uma formação para os professores, gestores e supervisores municipais sobre o tema “Avaliação no Ensino Fundamental: ainda temos o que discutir?”.  A Professora Dra. Maria Simone Ferraz Pereira da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) abordou questões que envolvem a temática da avaliação.

A formação teve início com uma homenagem a Professora Cíntia Aparecida Martins Cunha falecida no dia 31 e que era professora da Escola Municipal Elisa Viana Botelho.

O Secretário Municipal de Educação Emerson Caixeta destacou a importância dessa formação, e agradeceu a disponibilidade da Professora Maria Simone por ter aceitado nosso convite em compartilhar conhecimentos com nossos educadores, segundo Emerson o tema proposto é essencial, pois devemos repensar constantemente nossas práticas.

O subsecretário de Educação Natanael Diniz reforçou a necessidade permanente de formação, e que o tema avaliação é muito amplo, pois desperta muitas indagações que provocam uma mudança de ação visando o melhor aprendizado dos alunos.

Durante a formação, a Professora Drª Maria Simone abordou de forma explicativa todo percurso educacional que envolve a questão da avaliação, bem como deixou alguns questionamentos aos educadores para que possam fazer uma análise mais aprofundada desse tema, e reafirmou que a escola necessita de ir além, afinal ela é um instrumento de transformação social.

A palestrante é graduada em Pedagogia pela UFU e possui Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado também pela Universidade Estadual de Campinas.