Governo Municipal promove Café com Contadores para fortalecer parceria estratégica

O Governo Municipal promoveu nessa quarta-feira (13), no Auditório Geraldo Campos, o "Café com os Contadores", uma iniciativa que reuniu vários profissionais contábeis, onde eles puderam acompanhar uma palestra ministrada pela empresa Sigma VAF. O tema central da palestra foi a parceria entre os contadores e a Prefeitura na implementação de um sistema de monitoramento do VAF, um índice importante para a gestão fiscal do município.

Nayara Bernardes, fiscal tributária da Prefeitura de Patrocínio, destacou a relevância do sistema VAF para a administração municipal. Ela ressaltou que a parceria com a Sigma VAF visa a implantação de um sistema que acompanhará e monitorará esse índice.

O objetivo inicial é familiarizar os contadores com o sistema e destacar a importância de fornecer informações precisas, possibilitando um acompanhamento eficaz e, se necessário, o suporte para contestações junto ao estado quando o índice provisório for divulgado.

Ana Carolina Monteiro, analista em finanças públicas, explicou a importância do VAF para o município. Ela salientou que o Imposto Sobre Movimentações Financeiras (ISMS) que o município recebe é calculado com base no VAF. Portanto, os contadores desempenham um papel importante ao permitir que o município verifique se o estado está repassando os valores corretos, usando informações de documentos fiscais, como a escrituração fiscal digital.

Um dado apresentado durante o evento foi que, no ano passado, o VAF representou 83% do total da cota parte de ISMS repassada para o município de Patrocínio. Esse número ilustra a necessidade dos contadores colaborarem ativamente para garantir que o município receba sua justa parcela de recursos.

O prefeito Deiró Marra também esteve presente no Café com os Contadores. Em seu pronunciamento ele enfatizou a importância dos profissionais incentivarem seus clientes a doarem parte do Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa e Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo que esse recurso é muito importante para entidades de Patrocínio.