Aberta oficialmente a 17ª Primavera dos Museus

O Governo Municipal realizou na noite da última segunda-feira (18), através da Secretaria de Cultura e Turismo e Fundação Casa da Cultura, a abertura da 17ª Primavera dos Museus. Na oportunidade foi reinaugurado o Museu Histórico Municipal Professor Hugo Machado da Silveira, após a execução do projeto Museu Seguro em parceria com o Fundo Estadual de Cultura.

O prefeito Deiró Marra destacou que foi feita uma reforma completa no Museu, onde foi trocada toda a parte de fiação, iluminação, preparação e equipamentos de segurança para atendimento às normas do Corpo de Bombeiros. “Muito mais do que isso é a valorização da cultura, arte, nós estamos vendo Patrocínio está se incluindo no cenário nacional com vários projetos, dentre eles o projeto Rotas do Café”, afirmou.

As pessoas que se fizeram presentes no evento, além de conhecer toda a estrutura do Museu, puderam apreciar o concerto duo violino e piano com Mabio Rocha Duarte e Maria Célia Vieira, e prestigiar o lançamento do livro “Mulheres Arco-Íris” da patrocinense Leida Reis.

Para abrilhantar ainda mais a abertura da 17ª Primavera dos Museus, foi feita uma homenagem a personalidades da cultura negra patrocinense, junto a Exposição Cultura Afro: Memórias e representatividade patrocinense “Na trilha do Arco-Íris”. Os homenageados foram: Enedina Santos Silva, Lúcio Antônio de Souza, Maria José Delfino, Cecílio de Souza, Gercílio de Souza, Eustáquio José dos Reis, Luzia Abadia dos Santos Costa, Vicência Honório Rodrigues, José Vicente (Zé Bunitinho, José Geraldo dos Santos (Zé Preto), Itamar Cândido Rosa, Inácio Francisco de Souza, Élida Silva Amparo, Sebastião Vituriano da Silva, Antônio José da Silva e Maria Camilo (Dona Fia).

Com a presença da Cacique Lourdes Tupinambá, foi aberta também a exposição dos artistas da UNAP "Cultura Indígena: O belo dos povos indígenas no olhar das artistas plásticas de Patrocínio".