O que fazer quando o animal apresenta sintomas de raiva?

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, em uma parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), divulgou importantes recomendações se o animal apresentar sintomas de raiva.

O principal agente transmissor da doença em bovinos são os morcegos hematófagos. A fonte de infecção sempre é um animal infectado, sendo que o método de transmissão mais comum é a mordida de um animal portador do vírus.

Existem dois tipos de raiva: dos herbívoros e a furiosa, que geralmente atinge os carnívoros. Os sintomas nos carnívoros são notáveis, há mudança de comportamento, sensibilidade a iluminação, espuma na boca, fúria e agressividade. A doença é transmitida pela saliva e por todas as mucosas do corpo.

Já a raiva dos herbívoros não apresenta sintomas de fúria, mas atinge o sistema nervoso. O animal fica bobo, deita-se em decúbito lateral, fica com o pescoço encurvado e seus órgãos vão paralisando.

Alerta: a raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Saiba como evitar a transmissão da raiva:

- Comunicar imediatamente ao escritório do IMA;
- Isolar o animal do restante do rebanho e não manejá-lo;
- Não sacrificar o animal;
- Não colocar a mão na boca do animal que parecer engasgado;
- Não colocar medicamentos na ferida provocada pelo morcego;
- Lavar a ferida com água e sabão, e procurar rapidamente o posto médico, caso seja mordido por morcegos.