Escola Municipal João Beraldo desenvolve projeto sobre a importância da inclusão de pessoas com síndrome de Down

Foi celebrado na última quinta-feira (21), o Dia Mundial da Síndrome de Down. Essa data é uma conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas.

Diante disso, a Escola Municipal João Beraldo desenvolveu nessa semana um projeto com o objetivo de promover ações que colaborem para a conscientização dos alunos, da comunidade escolar e da sociedade em geral, sobre a importância da inclusão de pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual em todos os espaços da sociedade.

A ideia partiu da professora Liliane Vieira inspirada no Projeto “Cabe Todo Mundo no Mundo” desenvolvido por Raquel Cabral que é mãe do Marcelinho, uma criança com síndrome de Down.

Com o slogan “O Diferente é Divertido”, a escola promoveu diversas ações como: uso de meias coloridas e com pares trocados, palestras, entrevistas, murais e folders informativos, distribuições de adesivos e ampla divulgação nas redes sociais.

De acordo com a direção da escola é necessário que haja uma reflexão de que as pessoas com síndrome de Down possuem muitas potencialidades, é preciso apenas buscar conteúdos e iniciativas que colaborem para o desenvolvimento de suas habilidades. Para isso é preciso abrir espaços para que tenham mais oportunidades de desenvolvimento e uma convivência saudável.

Síndrome de Down não é uma doença é apenas uma condição genética e a pessoa com essa síndrome tem suas individualidades e características como todo ser humano. Diante disso, o projeto foi concluído com êxito e a equipe escolar comemora o sucesso dessa ação de inclusão social.