Qualidade de vida: Fortalecendo os cuidados primários para um bem-estar coletivo

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, desempenha uma ampla gama de serviços no Pronto Socorro Municipal “Terezinha Moreira Marra”. No entanto, é fundamental ressaltar a importância dos primeiros cuidados prestados em cada bairro, nas Unidades Básicas de Saúde.

A Atenção Primária à Saúde (APS), como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), representa o primeiro ponto de contato com os serviços de saúde. Este nível de atenção é caracterizado por uma série de intervenções, tanto a nível individual quanto coletivo, que englobam a promoção e proteção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde. O objetivo principal é desenvolver uma abordagem integral que promova melhorias na saúde das comunidades.

De janeiro a março, as Unidades Básicas de Saúde já registraram uma grande quantidade de atendimentos: 39.369 consultas médicas, 32.695 consultas de enfermagem, 192 visitas domiciliares realizadas por médicos e enfermeiros, 199 visitas domiciliares realizadas por técnicos de enfermagem, 69.912 visitas domiciliares realizadas por Agentes Comunitários de Saúde, 2.518 consultas de pré-natal, 2.248 consultas de puericultura, 1.126 curativos, 43.627 aferições de pressão arterial, 778 coletas de material para o exame preventivo Papanicolau, 4.903 administrações de medicações injetáveis, 2.173 exames de glicemia em jejum e mais de 8.739 vacinas de rotina.

Além disso, na área da saúde bucal, foram realizadas 1.917 escovações supervisionadas, 18.544 atendimentos odontológicos, 27.055 procedimentos odontológicos, 2.889 primeiras consultas odontológicas, 4.591 atendimentos concluídos, 1.973 atendimentos de urgência odontológica e 338 mil atendimentos voltados para gestantes.

Por fim, no campo da fisioterapia, durante esses três meses, foram realizadas mais de 2.840 consultas e atendimentos na Atenção Primária.

Na jornada pela saúde, cada atendimento realizado pelo Atendimento Primário é um passo firme em direção ao bem-estar coletivo, construindo comunidades mais saudáveis a cada cuidado prestado.