Município Transparente promove capacitações com conselheiros municipais e empresários

Nas últimas duas semanas, foram realizadas uma oficina e um curso virtuais que integram as ações do Projeto Município Transparente que está sendo desenvolvido pelo Instituto Ethos,  Agenda Pública, com patrocínio da empresa Tecnit em parceria com as Prefeituras de Patrocínio e Serra do Salitre. A oficina, realizada no dia 1º de dezembro, foi direcionada aos membros que atuam nos conselhos municipais e o curso, realizado em dois módulos, nos dias 7 e 8 de dezembro,  teve como público-alvo empresários das duas cidades e região.

Denominada Oficina de Governo Aberto e Transparência, a primeira capacitação foi ministrada por Adenisio Álvaro Oliveira de Souza, coordenador-geral de Cooperação Federativa e Controle Social da Controladoria Geral da União (CGU), e teve como objetivo sensibilizar e engajar conselheiros e conselheiras, com o intuito de apoiar o aprimoramento do exercício do Conselho Municipal.

Já o Curso de Integridade para Empresas, teve como facilitadora Ivana Nascimento, analista de Projetos do Instituto Ethos, com o objetivo de apoiar micro, pequenas e médias empresas a desenvolverem mecanismos de integridade, apresentando experiências e casos práticos, de forma a trazer mais segurança jurídica e o aprimoramento na interação com parceiros comerciais e com o setor público.

Para Jô Caixeta, Coordenadora da Gestão Orçamentária e Transparência da Prefeitura de Patrocínio, tanto a oficina quanto o curso, foram muito esclarecedores e vieram de encontro aos esforços do município em promover ações de transparência e participação social. “Foram momentos muito importantes, tanto para os conselheiros municipais que ampliaram sua visão em relação a responsabilidade de suas atuações junto ao poder público, quanto para os empresários diante da urgência em assumir essa postura de integridade e transparência em todos os seus relacionamentos” afirmou Jô.

Além de conselheiros e empresários, as capacitações também contaram com a participação de Paula Oda, Coordenadora de Projetos do Instituto Ethos, convidados e as equipes de execução do Município Transparente das Prefeituras de Patrocínio e Serra do Salitre.

ASCOM/PMP