Concluída com sucesso a Jornada Científica da Rede Pública de Ensino de Patrocínio

Finalizado na manhã dessa terça-feira (08), o IV Simpósio Regional do Programa Justiça na Escola, que reuniu mais de 2.800 alunos entre os dias 7 e 8 de agosto na Catedral IEADIP, concluiu com êxito a 1ª Jornada Científica da Rede Pública de Ensino de Patrocínio, com a premiação das escolas vencedoras das Feira de Ciências.

Segundo Dr. Serlon Silva Santos, Juiz de Direito da Vara Criminal, da Infância e Juventude, idealizador da Jornada Científica e do Programa Justiça na Escola, o evento buscou estimular nos alunos a pesquisa e o gosto pelos estudos. “Vivenciamos um período de crescente preocupação quanto a segurança nas escolas, que é legítima, mas diante da qual precisávamos mudar o foco para aspectos positivos e oportunidades aos alunos, o que de fato aconteceu com a realização das feiras de ciências que transformaram o ambiente escolar, conforme relatos de diretores, professores e alunos”, afirmou.

Dr. Serlon ainda agradeceu aos parceiros da Jornada. “Por meio da união de esforços, nossa Jornada foi concluída com muito sucesso. Agradeço o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e demais secretarias, a Câmara Municipal, a Superintendência Regional de Ensino, as ACIP/CDL, Sicoob Credicopa, Rotary Club Brumado dos Pavões, Onnet Telecom, Catedral IEADPE e Escola Cromática” destacou durante o evento.

Professor Emerson Caixeta, Secretário Municipal de Educação, elogiou o empenho de todos os envolvidos em cada etapa da Jornada Científica. “Quero agradecer aos profissionais e alunos que trouxeram trabalhos excelentes, aproveitando essa grande oportunidade da Jornada Científica, mostrando o grande potencial dos nossos jovens, que precisam de motivação para alçar vôos mais altos, e aproveito para agradecer ao Dr. Serlon por mais essa iniciativa e ao Prefeito Deiró Marra pelo apoio irrestrito” afirmou.

A premiação consagrou como vencedoras na categoria anos finais do ensino fundamental em primeiro lugar a Escola Maria Isabel Queiroz Alves – CAIC, em segundo a Escola Municipal Afrânio Amaral e na terceira colocação a Escola Estadual Joaquim Dias. Já na categoria Ensino Médio, a grande campeã foi a Escola Estadual Dalva Stela de Queiroz, na segunda colocação a Escola Estadual Irmã Gislene e em terceiro lugar a Escola Estadual Venina Tavares do Amaral.

Realizada em três etapas, com a participação de 18 escolas, a 1ª Jornada Científica da Rede Pública de Ensino de Patrocínio, contou em sua primeira etapa com a realização de feiras de ciências em todas as escolas entre os dias 13 e 17 de junho, a 2ª etapa realizada no dia 28 de junho no Rotary Club Brumado dos Pavões com a exposição dos trabalhos vencedores de cada escola e a última etapa, com a realização desse Simpósio Regional que contou com a apuração e premiação dos vencedores da 2ª etapa, bem como a realização de palestras com os cientistas Kelson Motta e Daniel Trindade.