Desfile Cívico de 7 de Setembro celebra a Inclusão e a Diversidade

O Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, está preparando um desfile cívico de 7 de setembro inspirador. Sob o tema "Brasil de Todos e Para Todos", o evento busca promover a inclusão em todas as suas formas, desde a inclusão digital até a diversidade cultural.

O evento será uma verdadeira manifestação de cores, símbolos e representações que refletem os valores e ideais do Brasil contemporâneo. O tema central "Brasil de Todos e Para Todos" irá nortear os diferentes pelotões que compõem o desfile, cada um deles destacando uma perspectiva única sobre a inclusão.

Pelotão da Educação Infantil: Fundamentos do Tema

O primeiro pelotão, representado pela educação infantil, encarna o cerne do tema "Brasil de Todos e Para Todos". Essa seção do desfile encapsula a ideia geral do evento, enfatizando a importância de educar as futuras gerações sobre inclusão, diversidade e respeito desde os primeiros anos de vida.

Pelotão Brasil Verde: Natureza, Fauna e Flora

O segundo pelotão, intitulado "Brasil Verde", explora a riqueza natural do país, celebrando a fauna, a flora e a própria natureza exuberante do Brasil. Além disso, este pelotão destaca o "Setembro Verde da Inclusão".

Pelotão Amarelo: Riquezas e Sustentabilidade

No terceiro pelotão, a cor amarela simboliza as riquezas do Brasil e Patrocínio. Aqui, serão apresentados aspectos-chave da economia, incluindo a agricultura e a pecuária, bem como a importância do extrativismo e da sustentabilidade. Escolas vestindo roupas feitas de materiais reutilizáveis ressaltarão a vitalidade da sustentabilidade, enquanto a revitalização do Bosque da Matinha será um símbolo desse compromisso.

Pelotão Branco: Desejo pela Paz e Inclusão

O quarto pelotão é representado pela cor branca, simbolizando o desejo universal pela paz. Este segmento do desfile destaca os anseios por um Brasil e uma cidade pacíficos, unindo escolas que pedem paz de diversas formas, incluindo representações em braile e língua de sinais (libras).

Pelotão Azul: Céu e Rios

O quinto pelotão representa o azul do nosso céu e dos nossos rios, uma escola representando o bairro Belvedere. Com isso, alunos irão representar atividades como caminhada, ciclismo e também fazendo piquenique, algo comum nesse local principalmente ao pôr do sol.

Pelotão da Ordem e Progresso: Homenagem à Independência

Por fim, o desfile não poderia deixar de prestar homenagem à data central de 7 de setembro, a Independência do Brasil. O último pelotão celebra a "Ordem e Progresso de Patrocínio", representando as forças armadas, incluindo exército, aeronáutica, marinha e a Polícia Militar. O PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, também é destacado aqui.

Inclusão Total e Participação Abrangente

O evento contará com uma participação maciça das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Além disso, as secretarias municipais e várias instituições locais foram convidadas a se juntar ao desfile. A colaboração estará em destaque, com as secretarias desfilando e outras oferecendo suporte na organização.

Com uma estimativa de cerca de 2.500 participantes, o desfile cívico de 7 de setembro, promete ser um evento inesquecível, celebrando a inclusão, a diversidade e os valores fundamentais que unem a comunidade local. O tema "Brasil de Todos e Para Todos" ressoará nas ruas da cidade, inspirando todos a construir um futuro mais inclusivo e unificado.