Prefeitura de Patrocínio cuida com carinho de nossas crianças

O Governo Municipal, através de suas secretarias, tem implementado programas e projetos que atendem às necessidades das crianças do município, proporcionando oportunidades de desenvolvimento, educação, esporte e saúde.

O "Programa Arte Viva", da Secretaria de Cultura e Turismo de Patrocínio, promove atividades artísticas para crianças. Com 48 instituições atendidas em 17 modalidades, incluindo balé, capoeira, artesanato, musicalização, flauta, coral, violão, hip hop, circo, jazz, arteterapia, crochê, pintura, costura, desenho, teatro e defesa pessoal, o programa beneficia 4.346 crianças.

A Secretaria de Esportes e Lazer é dedicada ao bem-estar físico e mental das crianças do município. O "Projeto Mais Esportes" atende mais de 2.000 alunos com idades entre 7 e 17 anos em modalidades como futsal, futebol de campo, futevôlei, vôlei e ginástica. O projeto opera em seis núcleos na área urbana e três na área rural, proporcionando oportunidades para que as crianças desenvolvam suas habilidades esportivas e desfrutem de um estilo de vida ativo e saudável.

A Secretaria de Desenvolvimento Social oferece cuidado e apoio emocional a mais de 350 crianças semanalmente, através de seus cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e um Centro de Atendimento Sócio Infantil (CASI). As crianças participam de grupos de convivência e oficinas que incluem arteterapia, violão, grafite, jiu-jitsu, artesanato e dança. Além disso, a ARCA – Acolhimento Referenciado a Criança e Adolescente acolhe e cuida de 15 crianças em situações especiais, proporcionando um ambiente seguro.

A Secretaria de Educação é comprometida em proporcionar educação de qualidade para as crianças de Patrocínio. Atualmente, o município atende 8.648 alunos em 24 escolas e 18 Centros de Educação Infantil.

A segurança das crianças também é uma prioridade em Patrocínio. A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes mantém o "Projeto Semeando Campeões", que oferece aulas de taekwondo a 300 crianças, promovendo não apenas a autodefesa, mas também valores como disciplina e respeito. Além disso, são realizadas atividades de conscientização sobre segurança no trânsito nas escolas, preparando as crianças para uma vida segura.

A saúde das crianças é uma preocupação constante da Secretaria de Saúde de Patrocínio. Aproximadamente 2.400 crianças são vacinadas mensalmente, garantindo que estejam protegidas contra doenças evitáveis. Além disso, cerca de 820 atendimentos de pediatria são realizados nas Unidades Básicas de Saúde.

Em Patrocínio, a Prefeitura trabalha para criar um ambiente onde as crianças possam crescer, aprender, e prosperar. Com programas abrangentes em várias áreas, o município demonstra seu compromisso em cuidar com carinho das futuras gerações, garantindo um futuro próspero para todas as crianças.