Dia Mundial da Saúde: Avanços e Compromissos em Patrocínio

No próximo domingo, 07 de abril, o Dia Mundial da Saúde será celebrado, uma data instaurada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para abordar questões essenciais relacionadas ao bem-estar global e promover políticas voltadas para a saúde da população.

A Administração Municipal, por intermédio da Secretaria de Saúde, empenhou-se em diversas iniciativas para aprimorar o cuidado com a população de Patrocínio. Destacam-se a edificação do novo Pronto Socorro, que agora conta com mais leitos, equipamentos modernos e um ambiente climatizado. Esta instituição atende aproximadamente 10.500 pessoas mensalmente e realiza cerca de 60 mil exames por mês. Além disso, obtivemos a habilitação UPA 24h, de porte VIII, com um recurso anual de três milhões destinado ao custeio de serviços de média e alta complexidade. Também foi inaugurada a nova sede da Policlínica e o PACE Hemominas, localizados no terceiro andar.

No que tange às Unidades Básicas de Saúde, foi implantado o atendimento pediátrico nos bairros Enéas Aguiar, Jardim Sul, Morada Nova, Santa Terezinha e Serra Negra. O bairro Jardim Sul ganhou uma nova UBS, enquanto as já existentes foram todas reformadas, inclusive as localizadas na área rural. Ademais, cinco unidades foram autorizadas a operar no horário do trabalhador, das 17h às 20h, para atender a todos. Também foram anunciados a construção de novas UBSs nos bairros Morada Nova, Congonhas, Serra Negra e Matinha.

No campo da vigilância em saúde, destacam-se a aquisição do equipamento fumacê, o aumento da cobertura vacinal, o incremento das equipes técnicas, bem como a ampliação da testagem para sífilis, HIV e hepatites, juntamente com campanhas educativas. Também realizamos a reforma do Canil Municipal e promovemos uma campanha de adoção de animais domésticos.

Durante o período da pandemia, foram desenvolvidos protocolos sanitários, especialmente para o combate à COVID-19, e fortalecida a rede de vacinação contra a doença.

Na área da atenção especializada, realizamos anualmente mais de 2.000 cirurgias de média complexidade, 60 cirurgias de alta complexidade em neurocirurgia, 100 cirurgias de varizes, 720 sessões de escleroterapia, 1.800 cirurgias de cataratas, 42.885 consultas especializadas, 4.800 exames de mamografia e 18.856 procedimentos odontológicos.

Para auxiliar no tratamento oncológico, adquirimos dois ônibus seminovos para transporte de pacientes e acompanhantes para Barretos, bem como um micro-ônibus exclusivo para transporte de pacientes para Jales. Adicionalmente, foram disponibilizadas 16 ambulâncias para o serviço local e regional, além de 10 carros.

A saúde mental também recebeu atenção especial, com a construção de uma nova unidade do CAPS AD e a ampliação da equipe, com capacitação contínua. O CAPS II foi realocado para um novo prédio, com aumento do número de oficinas terapêuticas oferecidas, além de capacitação contínua e expansão da equipe.

O Centro Estadual de Atenção Especializada passou por reforma e pintura em suas instalações, cada consultório e sala de procedimentos recebeu ar-condicionado, houve aquisição de equipamentos e aumento na oferta de consultas especializadas e exames.

Além de todos esses serviços, a saúde municipal conta com o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), para desospitalização de pacientes com alta hospitalar, tratamentos paliativos, cuidados com acamados e em casos indicados pelos médicos das Unidades Básicas. O SAD dispõe de uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e técnicos de enfermagem.

Por fim, em 2023, a Secretaria Municipal de Saúde foi relocada para uma nova sede, mais acessível, moderna e espaçosa, o que possibilitou a expansão do quadro de funcionários e a descentralização da distribuição de medicamentos de alto custo, que agora são entregues diretamente em Patrocínio, em vez de serem buscados em Uberlândia.

Para concluir, amanhã (06), celebra-se o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, e é importante destacar o Projeto Mais Esportes, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O projeto conta com mais de 3.000 alunos em diversas modalidades e faixas etárias, como a ginástica para a pessoa idosa.