Em parceria IMA e Secretaria Municipal de Educação fazem lançamento do Projeto Sanitaristas Mirins na Escola Municipal Elisa Viana Botelho

Na manhã dessa segunda (17) foi realizado na Escola Municipal Elisa Viana Botelho na Comunidade de Santo Antônio do Quebranzol o lançamento do Projeto Sanitaristas Mirins. Nesse ano a Escola Municipal Elisa Viana foi escolhida para participar do projeto, pois era a única escola municipal de comunidade rural que ainda não tinha sido contemplada.
O lançamento do projeto contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Priscila Beatriz Borges Pereira Castro, do Coordenador de Planejamento e Gestão da Educação Natanael Diniz, da Coordenadora de Apoio Pedagógico Elisabete, da veterinária do IMA Rosana Cunha Mendes e da Representante Regional de Educação Sanitária Viviane de Fátima Souza, direção, professores e dos alunos que irão participar do projeto.
O projeto Sanitaristas Mirins visa demonstrar os cuidados com a sanidade animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar. A parceria estabelecida com as Prefeituras e Secretarias Municipais de Educação são fundamentais para a execução do projeto que alcançou, entre 2003 e 2015, mais de 91 mil alunos e professores em mais de 1.000 escolas estaduais e municipais.
O investimento que o governo mineiro faz promove a formação de futuros produtores rurais e consumidores conscientes com noções básicas sobre a sanidade dos rebanhos, lavouras e produção de alimentos. Com o uso do livro elaborado exclusivamente para o projeto, as atividades são desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. Os alunos também participam de visitas às propriedades rurais que são monitoradas por engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos agrícolas, entre outros.
Segundo a equipe do IMA ( Instituto Mineiro de Agropecuária) e da Secretaria Municipal de Educação esse projeto vai de encontro aos anseios de cada comunidade rural, e que durante a execução do projeto as crianças terão a oportunidade de aprender mais com toda a dinâmica que envolve as práticas de cuidado da saúde, tanto animal como humana. Durante o projeto haverá um concurso de redação no final do ano letivo e a premiação para os alunos que apresentarem o melhor texto, os alunos do terceiro, quarto e quinto ano que participarão do Projeto Sanitaristas Mirins.

ASSCOM – Prefeitura Municipal de Patrocínio