Barracas de apoio aos romeiros estão sendo montadas pela Prefeitura

A Secretaria Municipal de Obras iniciou ontem (31), a montagem das duas barracas de apoio aos devotos que vão a pé até a cidade de Romaria, durante as festividades de Nossa Senhora da Abadia. Uma força-tarefa está sendo organizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, que contará com o importante apoio de dezenas de voluntários das paróquias de Patrocínio. As equipes serão divididas em turnos de 6 em 6 horas. Aqueles que desejam dar sua colaboração ainda podem deixar os nomes em suas respectivas comunidades.

Segundo os coordenadores da ação, toda a infraestrutura está sendo preparada para que os romeiros tenham camas para descansar, banheiros com sanitários, instalações próprias para banho, massagem para os pés, enfermeiros para aferição da pressão, água, lanches, frutas, caldos e refeições durante 24h por dia. Além disso, também serão disponibilizadas duas ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde, para o caso de alguma emergência.

As atividades terão inicio na próxima quinta-feira (3), quando se intensifica o movimento dos devotos que caminham rumo ao Santuário a fim de cumprir suas promessas. A desmontagem está prevista para o dia 15 de agosto, quando cessa o fluxo de romeiros que vão a pé.

Orientações aos romeiros

O DEER/MG orienta os peregrinos que caminhem no sentido contrário ao do tráfego, em fila indiana, o mais distante possível da pista e durante o dia. Caso seja necessário caminhar à noite ou de madrugada, a recomendação é aumentar ao máximo a visibilidade para os motoristas, usando lanternas, roupas claras e coloridas, e se possível, faixas refletivas. O descanso dos caminhantes deve ser fora da rodovia, sempre evitando aglomerações no acostamento. Em caso de chuva, a caminhada deve ser interrompida.

Para os motoristas que utilizam as rodovias da região, a orientação é redobrar o respeito à sinalização e às velocidades permitidas. Os veículos de apoio aos peregrinos devem ser estacionados fora da rodovia, nunca no acostamento.