Prefeito esclarece sobre novas dívidas encontradas da gestão anterior

O Prefeito Deiró Marra convocou os vereadores e a imprensa nessa tarde (21), na sala de reuniões do Gabinete, para esclarecer a respeito de novas dívidas, das quais a Prefeitura foi recentemente notificada, que correspondem a débitos tributários ao Ipsem, PASEP e compensações previdências ao INSS.

“É com pesar que venho informar a vocês vereadores, imprensa e a toda população que fomos surpreendidos com novos débitos que não haviam sido lançados na transição de governo. Esses débitos correspondem a dívidas tributárias devidas ao IPSEM, PASEP e INSS que totalizam quase 28 milhões de reais” afirmou o Prefeito.

Deiró ainda esclareceu que 7,5% da dívida precisa ser paga até o fim do ano, e que o restante deverá ser parcelado no maior número de parcelas possíveis. “Convocamos também os vereadores para que entendam a situação, pois na próxima semana enviaremos um projeto em regime de urgência a Câmara Municipal para aprovação do parcelamento” acrescentou o Prefeito.

Também participaram da reunião a direção do Ipsem, que apresentaram os valores atuais do caixa do Instituto que vem sendo pago em dia e que através de investimentos gerou mais de 11 milhões para o caixa do Instituto em apenas  sete meses de governo, mas que infelizmente ainda não podem ser comemorados devido as dívidas não declaradas.

O contador Valdecir Novaes, funcionário que esteve a frente do processo de identificação da dívida, esclareceu que a maior parte das dívidas ocorreram por omissão de receitas e inclusive por juros e multas no atraso do pagamento de impostos.

Respondendo ao questionamento da imprensa, no que afetaria essa nova dívida o prefeito disse que “ainda estamos realizando uma avaliação dos impactos desse divida, mas que infelizmente ela compromete o reajuste de salário dos servidores e novos investimentos”.

Deiró ainda esclareceu que já encaminhou todos os processos para que o Ministério Público e Tribunal de Contas tomem as medidas judiciais cabíveis contra os responsáveis, e que a ele resta encarar os problemas de frente e superar mais essa dificuldade, como já foram vencidos obstáculos nos seis primeiros meses de Governo.

Ao fim da reunião Deiró garantiu que fará todo o possível para manter a obra de reforma e ampliação do Estádio Pedro Alves do Nascimento que teve início hoje e as demais obras com recursos do Estado ou da Federação seguirão o cronograma normal.