Secretaria de Desenvolvimento Social realiza ações em alusão ao Agosto Lilás

O mês de agosto é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, através da campanha Agosto Lilás, criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

Em alusão à campanha, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social tem realizado diversas ações em seus equipamentos, voltadas especialmente para as mulheres, dentre elas palestras, debates, rodas de conversa, dinâmicas, passeios, cinema e dia de beleza.

Conforme explica Pastor Alaércio Rodrigues Luzia, secretário da pasta, a campanha de sensibilização e as atividades educativas visam abordar temas como violência doméstica, empoderamento feminino, igualdade de direitos e a importância de denunciar casos de agressão, com o objetivo de destacar os direitos da mulher e promover a igualdade.

Além das atividades específicas desse mês, durante todo o ano, são realizados nos grupos semanais de mulheres jovens, adultas e idosas, que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ações que promovem o autocuidado e a autoestima, por meio de cursos na área de beleza, como manicure e pedicure, maquiagem, depilação, bem como oficinas de artesanato e música. 

A pasta também oferece, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, prestação de serviços especializados e continuados a mulheres em situação de violação de direitos em decorrência de violência sexual, física ou psicológica.