Patrocínio conquista importante nota em avaliação da transparência pública divulgada pela CGU

Com a nota de 8,53, Patrocínio passa a ser uma das cidades mineiras melhores avaliadas na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º, metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU – Controladoria-Geral da União. Ao todo, foram avaliados 665 municípios brasileiros, que tiveram a nota media de 6,85.

O Prefeito Deiró Marra comemora a boa avaliação. “Quero fazer referência ao trabalho com a transparência e com a gestão pública, que mostrou claramente a eficiência com a transparência pública que nós adotamos. Quero relembrar que em 2018, no portal da CGU, Patrocínio estava com nota de 2,85, a partir daquele momento,  inicio de Governo, mudamos completamente a formatação do trabalho aqui na nossa Prefeitura, reestruturamos e construímos um setor que hoje denominamos  de Controladoria Interna do município, tudo isso nos possibilitou estar recebendo a nota de 8,53, estamos entre os melhores municípios de Minas e  acima da média do estado. Isso nos enche de orgulho, conseguimos mostrar que uma gestão eficiente, transparente, mostra a qualidade do serviço” afirmou.

A EBT – Avaliação 360º é composta de dois blocos, sendo um para análise de quesitos de transparência ativa e outro para os quesitos de transparência passiva. Foram avaliados todos os Estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas de 2017, do IBGE).  Os quesitos de transparência ativa foram avaliados entre abril e agosto de 2020 e considerou o período de agosto de 2019 a janeiro de 2020 como referência para a verificação das informações publicadas nos sites oficiais e portais de transparência. A avaliação da transparência passiva ocorreu no intervalo de junho a setembro de 2020. Os dados foram inseridos no sistema entre novembro e dezembro de 2020.

ASCOM/PMP