Programa Justiça na Escola é apresentado em Arapuá/MG

Na última quarta-feira (01/02/2023), o município de Arapuá/MG, foi alcançado pelo Programa Justiça na Escola, de iniciativa do Juiz de Direito da Vara Criminal, da Infância e da Juventude da Comarca de Patrocínio, Dr. Serlon Silva Santos. À convite, o magistrado ministrou uma palestra para professores, diretores, coordenadores, secretários e demais profissionais envolvidos direta e indiretamente com a educação daquele município, público este que ocupou integralmente o espaço da Escola Municipal “Irmãs Cândida”. A palestra, destinada a introduzir e explicar as ações, diretrizes, bases e objetivos do Programa Justiça na Escola, foi apresentada no “I Seminário de Educação de Arapuá: Diversidade e Inclusão – Escola que Acolhe”, instituído e organizado pela Secretaria de Educação Municipal, que realizou o convite atentando-se ao acolhimento, à escuta, ao conhecimento e à inclusão das crianças e adolescentes, tópicos fundamentais e necessários nos ambientes escolar, familiar e social. Os efeitos da palestra já foram sentidos por todos os ouvintes e, assim, o convite do município para que haja o retorno do Dr. Serlon Santos com a ministração de uma nova palestra, já se concretizou, com a temática e o foco voltados, nesse posterior momento, aos pais, responsáveis legais e familiares das crianças e adolescentes de Arapuá/MG.

Sobre o Programa

O Programa Justiça na Escola foi implantado em Patrocínio no ano de 2014, através de uma ação conjunta dos poderes judiciário, executivo, legislativo, comunidade, setor educacional e parceiros, com o objetivo de promover ações e colaborar na criação de um ambiente escolar e comunitário saudável, harmônico, livre de drogas, crimes e violência.

Idealizado pelo Juiz de Direito da Vara Criminal, da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio, Dr. Serlon Silva Santos, o Justiça na Escola já está consolidado na cidade patrocinense com palestras realizadas para cerca de 30 mil alunos e 50 mil pais. Além disso, o Programa também foi apresentado em diversas cidades do país, já sendo inclusive tema de audiência pública no Congresso Nacional, de workshop em Santa Catarina, e de Simpósio Regional em Patos de Minas.