Realizada Etapa da Jornada Científica da Rede Pública de Ensino

Durante os dias 13 e 17 de junho, 18 escolas de ensino fundamental (6ª ao 9º ano) e ensino médio realizaram as Feiras de Ciências que integram a 1ª Etapa da Jornada Cientifica da Rede Pública de Ensino, no âmbito do Programa Justiça na Escola.

Dr. Serlon Silva Santos, acompanhado pela equipe do NAPE – Núcleo de Apoio às Escolas, percorreu alguns educandários, manifestando sua satisfação com a qualidade dos trabalhos. “Ver o empenho, o entusiasmo e a alegria das crianças e adolescentes em iniciarem e desenvolverem seus próprios trabalhos científicos é algo precioso e inestimável, e, portanto, por mais que a Jornada Científica ainda não esteja finalizada, pode-se dizer que ela já é considerada um verdadeiro sucesso.”

Nessa primeira etapa cada escola realizou uma Feira de Ciências no âmbito interno, com temas livres, através de trabalhos lúdicos e criativos. Durante o evento, colaboradores previamente indicados pela direção de cada escola, realizaram a avaliação dos trabalhos de acordo com o regulamento, escolhendo o trabalho finalista que representará a escola na 2ª Etapa da Jornada Cientifica que acontecerá no dia 28 de junho, das 9h às 21h, no Rotary Club Brumado dos Pavões.

Para encerrar a Jornada Cientifica, será realizado nos dias 7 e 8 de agosto de 2023, um Simpósio com palestrantes convidados e premiação dos grupos vencedores da 2ª Etapa.

A Jornada Científica tem como propósito despertar nos alunos o gosto pelos estudos e a alegria de socialização no ambiente escolar, dando oportunidades para aqueles cujos potenciais ainda precisam ser descobertos. Através das Feiras de Ciências se busca incentivar nos alunos a busca pelo conhecimento, desenvolvendo um pensamento crítico reflexivo, proporcionando momentos de pesquisa, colaborando com a sua permanência na escola, de forma que tenham comportamentos satisfatórios e bom aproveitamento nas diversas disciplinas, contribuindo com o bem-estar do aluno, no seu pleno desenvolvimento e no seu preparo para o exercício da cidadania, que são atribuições do NAPE.