Dia Nacional da Saúde é celebrado neste sábado (05)

Neste sábado (05) é comemorado o Dia Nacional da Saúde, esse que tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e de ter um estilo de vida mais saudável. A data foi escolhida em homenagem ao médico Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 05 de agosto de 1872, ele que foi uma figura importante na história do combate e erradicação das epidemias da febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil.

Aqui na cidade de Patrocínio, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue honrando a importância desse segmento. São diversas áreas a disposição dos cidadãos como as Unidades Básicas de Saúde, Pronto Socorro, Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), a Policlínica, odontologia, fisioterapia, vigilância epidemiológica e sanitária, além do setor de imunização.

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Eduardo Salomão, enfatizou que nos últimos três anos em que esteve à frente da pasta foram mais de 2,3 milhões de atendimentos. “Isso mostra que conseguimos levar ao cidadão patrocinense uma saúde de qualidade e, o principal, é que a população confia no nosso trabalho”, afirmou. Já pelo Consórcio Cis Paranaíba foram mais de 12 mil pessoas atendidas, fato que fez diminuir a espera por exames especializados.

Luiz Eduardo ainda ressaltou que a saúde no município teve uma evolução nos últimos anos, desde a melhoria no atendimento até novos serviços de alta complexidade na área hospitalar habilitados. Apesar de dois anos difíceis no enfrentamento da pandemia, Patrocínio conseguiu atender mais pessoas.

Também houve a grande conquista com a inauguração do Pronto Socorro Municipal Terezinha Moreira Marra que em breve irá receber em seu terceiro andar o Posto Avançado de Coleta de Sangue, que está em sua fase final de construção, e também a Policlínica. Outros pontos em destaque são as obras da nova Secretaria Municipal de Saúde, criação de duas Unidades Básicas de Saúde, reforma daquelas que já existiam e há a previsão de construção de mais três UBSs, sendo nos bairros Congonhas, Nações e próxima ao bairro Santo Antônio.

Ainda sobre as Unidades Básicas de Saúde, cinco foram habilitadas no horário do trabalhador, que vai se estender das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira. As cinco UBSs são dos bairros Enéas, Serra Negra, Morada Nova, Santa Terezinha e Boa Esperança.  “Nós acreditamos que tudo que é feito com amor dá certo e estamos aqui há mais de 3 anos e 4 meses fazendo sim com amor para sempre melhor acolher e atender o nosso cidadão”, destacou o secretário de Saúde.