Primeiras doações de sangue são feitas no Pace Hemominas José Novaes

Na manhã desta quarta-feira (17) foram feitas as primeiras doações de sangue no Posto Avançado de Coleta Externa – Pace Hemominas José Novaes. Nesse período da inauguração do espaço, que ocorreu no dia 20 de outubro, até o início dos serviços, os profissionais passaram por treinamentos para atender da melhor maneira os doadores e ajudar aqueles que precisam do sangue.

O secretário de Saúde, Luiz Eduardo Salomão, destacou que esse é um sonho de muitos anos que pôde ser realizado também com a ajuda de associações sem fins lucrativos do município. Ele desejou todo sucesso a equipe do Pace Hemominas e convidou aqueles que ainda não doaram para que possam fazer essa doação de sangue e contribuir para a vida de outras pessoas.

Uma das doadoras, nesse primeiro dia de coleta, foi Suely dos Reis Pereira. Ela ressaltou que a implantação do Hemominas em nossa cidade vai facilitar tanto as doações como também a utilização do sangue pelos pacientes de Patrocínio e região. E enfatizou que este é o momento em que os patrocinenses que estão aptos a doar sangue se mobilizarem e com este gesto de amor ao próximo ajudar a salvar vidas.

Como doar sangue?

As pessoas que tiverem interesse em doar sangue podem ir ao Pace Hemominas, é necessário apresentar um documento original e oficial de identidade que contenha foto. Os doadores de 16 e 17 anos precisam apresentar, além do documento original, autorização do responsável legal e fotocópia dos documentos de identidade do responsável.

Requisitos para doação

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 16 e 69 anos;

- Pesar mais de 50 quilos;

- Estar descansado;

- Estar alimentado;

- Evitar alimentação gordurosa quatro horas antes da doação;

- Portar documento oficial de identidade com foto;

- Não pode estar usando medicamentos;

- Não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade;

- Não pode ter tido evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como hepatite, B e C, aids, vírus HTLV 1 e 2 e doença de Chagas;

- Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;

- Não estar resfriado ou com gripe;

- Não estar grávida ou amamentando;

- Não ter ingerido bebidas alcóolicas nas 12 horas que antecedem a doação;

- Não ter feito uso de drogas ilícitas injetáveis;

- Não ter feito parto normal nos últimos 90 dias ou cesariana nos últimos 180 dias;

- Não ter sido exposto a situações de maior risco para contração de doenças sexualmente transmissíveis;

- Não ter viajado para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins nos últimos 12 meses.