Secretária de Cultura faz balanço positivo da Rodada Regional do Patrimônio Cultural

“Foi muito importante para Patrocínio sediar esse evento do Iepha. A participação de toda equipe e conselheiros propiciará um gestão mais eficiente do nosso patrimônio material e imaterial” afirmou a Secretária Municipal de Cultura Eliane Nunes fazendo um balanço da 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural, realizada ontem (1º), no Museu Professor Hugo Machado da Silveira.
Eliane ainda ressaltou a importância desse encontro para aproximação com os artistas locais, especialmente os violeiros que, nesse primeiro momento, estão sendo cadastrados no projeto do Iepha “Violas: o fazer e o tocar em Minas”, que busca tornar as violas patrimônio cultural de natureza imaterial do estado.
“Temos até 60 dias para cadastrar todos os violeiros da cidade dentro do projeto, por isso pedimos que mesmo aqueles que não tem grupo, entrem em contato com a Secretaria” observou a Secretária.
Para resgate e valorização do patrimônio imaterial, a Secretaria Municipal de Cultura tem realizado o mapeamento de todos os segmentos artísticos da cidade, como congado, folia de reis, capoeira, hip hop, dentre outros, o que possibilitará melhor apoio a todas manifestações culturais do município.
Também participaram do Encontro representantes das cidades de Tiros, Matutina, Coromandel, Ibiá, Guimarânia, Cruzeiro da Fortaleza, Serra do Salitre, Monte Carmelo, Douradoquara, Abadia dos Dourados, União de Minas, Araguari, Perdizes, Cascalho Rico, Estrela do Sul, São Gotardo e Grupiara, o que permitirá parcerias futuras para realização de projetos a nível regional.

Asscom – Prefeitura Municipal de Patrocínio